3ª - Noaica

3ª - Noaica

3

 

ALIANÇA NOIACA 

 NÃO DEIXEM DE OUVIR OS ARQUIVOS DE ÁUDIO 

 

Depois da aliança adãmica, a humanidade se aprofundou progressivamente nas consequencias do pecado. Quando chegou num ponto máximo de desenvlovimento (GN 6:1-4), Deus não suportou mais, e até se arrependeu de ter feito o homem (Gn 6:5,6). Resolveu mandar o dilúvio e destruir da face da terra o homem que criara, salvando apenas Noé e a sua família, pois Noé achou graça aos olhos de Deus. Passado o dilúvio o Senhor firma uma aliança com Noé. 

 

1ª - NÃO HAVERÁ MAIS DILÚVIO (Gn 9:8-11)

Deus destruiu a humanidade de então, mas prometeu nunca mais o fazer através de água. Deus viu que a imaginação do homem é má continuamente, e que o problema está no coração dele. Ele sabia que embora Noé houvesse achado graça aos seus olhos, seus descendentes continuariam se corrompendo. A única solução seria destruir os homens totalmente, mas esse não era o seu plano. Apesar de ter purificado a terra temporariamente, e preparado caminho para proseguir em seu alvo, a agua não podia lavar a terra ou o homem de sua maldade. Então Deus prometeu nunca mais destruir a terra com água. Com isso ele estava mostrando que a terra se encheria novamente de pecado e que haveria perigo de ser destruida, mas que não o faria com água.

Sabemos, através de outras passagens (Is 66:15,16 2 Tes 1:7,8 2 Pe 3:3-13), que no fim Deus vai destruir o mundo com fogo. O dilúvio foi um alerta, uma sombra e uma preparação para a destruição final. Se Deus inundou o mundo com água literal, Ele há de batizar o mundo com fogo literal. Se andarmos com Deus agora e acharmos graça aos seus olhos, se abraçarmos o fogo do Espírito Santo e deixarmos que ele queime tudo o que é destrutível, então seremos protegidos no meio deste batismo, assim como Noé.

Mas o primeiro ítem da aliança co Noé foi a promessa de nunca destruir o mundo com água. Deus estava dando estabilidade para a humanidade.

 

 2ª - O SINAL DA ALIANÇA - O ARCOÍRIS (Gn 9:12,13)

Esta é a primeira aliança em que Deus dá um sinal definido para confirmar e selar o seu acordo. O arcoíris é produzido pela combinação de fogo do sol (luz) e a água da chuva. O arcoíris aparece no trono de Deus (Ez 1:26-18, Ap 4:1-5), e suas cores falam da variedade de Deus, diversidade na unidade da luz perfeita. Sempre nos causa alegria vê-lo e lembrar da fidelidade da promessa de Deus. 

 

  3ª - ESTAÇÕES PERMANENTES  (Gn 8:22)

 

Enquanto a terra durar, haverá estações. Isto é a conseguência de não destruir mais a terra com dilúviio. As mudanças de tempo serão de acordo com as épocas definidas. Deus não permitirá falhas. Haverá estabilidade de acordo com a fidelidade de Deus, até o fim. S segurança de Deus para nós é que Ele não permitirá que nada se altere até chegar o fim de todas as coisas. Haverá catástrofes regionais, mas não mundiais. Por causa dessa estabilidade muitos não crêem em Deus, nem no fim do mundo, mas na permanência das leis imutáveis da natureza. Mas um dia haverá outra catástrofe. Mas a alianlça feita com Noé faz com que essa ordem seja mantida. 

 

 

 

  4ª - MULTIPLICAR-SE E ENCHER A TERRA  (Gn 9:01)

 

Pela terceira vez encontramos a ordem de multiplicar-se e encher a terra. Cada vez está num contexto diferente. Desta vez está num contexto de guerra, como veremos em outro ítem. Não fala nada sobre dominar a terra. Só ficou a familia de Noé, e eles vão encher a terra. Lembre-se: em guerra, portanto, fora da comunhão com Deus.

 

 

 

5ª - ALIMENTO: CARNE DE ANIMAIS  (Gn 9:02,3)

 

A alimentação do homem vai mudando de acordo com sua queda progressiva. Agora sua alimentação pode incluir carne de animais, não só alimentos de origem vegetal. foi Deus que concedeu isso a raça humana, mas é um sintoma da condição dele e do clima que vai reinar na criação. Vai haver agora inimizade, guerra e medo entre homem e animal, entre animal e animal, entre homem e homem. Vai haver guerra, medo e doença. A terra se encherá de violência, e crime porque se encherá de pessoas sem comunhão com Deus.

 

 

 

6ª - PROIBIÇÃO: NÃO COMER SANGUE  (Gn 9: 04-6)

 

Deus deu a carne para o homem comer, mas não o sangue porque a vida está no sangue. Deus não queria que o homem recebesse a vida dos animais. Isto mostra que o sangue era uma figura da Nova Aliança, e que Deus queria reservar o ato de comer sangue para o sangue do seu filho, o sangue da expiação que transmitiria a verdadeira vida. Se a vida está no sangue, não devemos receber a vida de animais, mesmo que estes sejam usados como figuras. Só podemos tomar o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus. É uma proibição, mas ao mesmo tempo uma promessa, pois não se deveria comer sangue, por causa do sangue que seria dado na Nova Aliança.

 

 

 

7ª - MEDO E GUERRA  (Gn 9: 02)

 

Esta é a condição social que predominaria, e que continua até hoje. A história do homem é uma história de guerras, com intervalos de paz. toda a criação está em guerra e desarmonia.

 

Então esta também é uma aliança muito negativa, pois são as condições e regras que Deus deu para uma humanidade em declínio progressivo. O dilúvio foi apenas uma figura da destruição que vai purificar o mundo, mas não mudou o coração do homem. contudo, esta aliança também tem alguns aspectos positivos, a fidelidade de Deus revelada no arcoíris, e a promessa do sangue que nos dará vida e verdadeiro alimento.

 

Em Gênesis 9:20-27, encontramos a profecia de Noé sobre seus três filhos. Não faz parte propriamente da Aliança Noaica, mas é importante para ver o que aconteceu com seus descendentes, e como foio a nova ordem após o dilúvio.

 

Os três filhos de noé em ordem de idade foram Sem, Jafé e Cão. Cão foi amaldiçoado, porque não teve receio de levar notícias infames a respeito de seu pai e espalhá-las lá fora. Não respeitou sua autoridade. Sem foi abençoado, e a sua descendência foi dada a revelação de Deus. Deus é o Deus de Sem. A revelação começou com Abraão, descendente de Sem. Jafé foi o que mais se multiplicou. Sua descendência se converteu à revelação do Deus de Sem, e assim, habitou nas tendas de Sem. A descendência de Cão tornou-se escrava dos outros. Mas eles também são abençoados através de Abraão.

 

 

 

 

3ª Aliança - Noaica

Comente no Youtube e no Facebook

Verbalize ao Mundo

 

 

 

3ª Aliança - Noaica

Parte 02

 

Não seja omisso 

 

 SE PREFERIR COMENTE CLICANDO AQUI