Costumes dos Hebreus 2

Costumes dos Hebreus 2

A SINAGOGA

A palavra em grego é "sunagoge" e significa "ajuntamento de Povo". E o chefe da sinagoga em grego é "archesunagoger" Até nos últimos vinte anos a palavra sinagoga denotava a casa de oração, para os judeus ortodoxos enquanto a palavra templo significava a casa de oração dos judeus reformados. Mas hoje, em dia, pelo menos nos EUA essa distinção não se aplica mais. As vezes, conservadores e reformados empregam a palavra sinagoga e as vezes conservadores usam a palavra templo.

    1. A Origem da Sinagoga

      A origem das sinagogas é obscura. Alguns pensam que teve sua origem no tempo de Moisés, mas não há provas. Outros pensam que a sinagoga originou no tempo do cativeiro em Babilônia sob a liderança de Esdras. Isto é razoável porque estava fora do seu pais e do seu templo por 70 anos. Temos certeza absoluta que muitas sinagogas existem antes a destruição do templo em 70 D.C. por que há muitas referências no N.T. (Marcos 1:21; 6: 2 Lucas 4:16-31; 6:6; 13:10 etc.)

    2. A função da Sinagoga

As sinagogas foram fundadas por vários motivos. Os motivos na ordem da sua importância são:

  1. Casa de instrução e educação religiosa.
  2. Casa de oração.
  3. Casa de adoração.
  4. Casa para funções da comunidade judaica.
  5. Casa de atividades para a mocidade.
  1. A Descrição do Interior da Sinagoga.
    1. A Santa Arca: (Aron Há-kodesh) que é sempre colocada dentro de (Mizrah) que é parede para o lado leste na direção de Jerusalém.
    2. A Sefer Torah: (0 Rolo da Lei) Este rolo de pergaminho está escrito a mão e fica em pé dentro da Santa Arca. A Sefer é tirada e lida em todas as ocasiões religiosas que exigem a leitura como: nos sábados e nas Santas Festas.
    3. A Cortina: (Paroket) que é a cobertura da arca. Isto é para continuar o costume de ter a cortina divido o Santo dos Santos do Santo Lugar no Tabernáculo.
    4. Tabelas da Lei: (Luhot) Um desenho das tabelas fica na parede sobre a Arca. Isto simboliza o conteúdo da Arca.

 

  1. A coroa de Torah (Keter Torah) De todas as coroas que existem é a mais nobre. Para simbolizar isto, o rolo da Lei é coberto com fino veludo e as coroas são de prata.
  2. A Árvore da Vida: (Ez Hayim) Isto é como o nome dado aos cabos do rolo da lei. São feitos de madeira. Recebeu esse nome por causa de madeira. Recebeu esse nome por causa de expressão: "Ela (A Lei) é uma árvore da vida para todos que a segura."
  3. O Apontador: (Yad) Este apontador é feito d prata e é usado pelo leitor das escrituras como um guia.
  4. A Luz Perpétua: (Ner Tamid) desde os tabernáculos até a sinagogas de hoje. Essa lâmpada que é suspeita sobre a arca. Simbolizada a Eterna fé de Israel (conforme a opinião deles). É suspeita Sobre a arca para mostrar a dependência dos judeus sobre a lei.
  5. A Bima: (púlpito) simboliza o altar o fica em frente de arca. É na bima que os judeus oram e pregam as escrituras.
  6. O Siddur: (Livro de oração) este livro contém todas as orações diárias, e para e as festa e aos sábados em ordem. Existe em outro livro de oração chamado o kolbo que contém todas as orações judaicas que existem.

Liturgia:

  1. Orações: começaram com o "Shema" (Deut. 6:4-9; 11:13-31; Num. 15:37-41) o judeu piedoso recita o shema três vezes por dia. É considerada oração mais importante. As 18 bênçãos: "Shemeneh Esreh" E Também chamado "Amidah" pelo Sephardin porque significa "Em Pé". Essas orações tem três ênfases, a glória de Deus, a esperança individual e coletivamente, e a gratidão pelas bênçãos já recebidas. As 18 benções são repetidas pelo Cantor ou Chazan para que a congregação não perca-as. É chamado "Hazrat há-shaz" que significa: Repetição pelo representante da congregação.
  2. Leitura da Torah: A cerimônia de leitura começa quando alguém é chamado na frente para abrir a arca. Depois de uma oração, a arca é tirada e dada para o cantor (hazzan). Então, mais alguém é chamado na frente, chama-se "Aliyah" Essa honra é oferecida primeiramente a um "Cohen" (descendente dos sacerdotes dos sacerdotes). A segunda "aliyah" é oferecido ao "Levi". As outras aos israelitas. Geralmente tem 7 "aliyahs" (chamadas para ler a Torah).
  3. Leitura da Haftorah: Isto é leitura da porção profética.
  4. Benção sacerdotais: é chamada "Birita Kohanim" orações pronunciadas pelos homens com o sobrenome, "Kohein" .
  5. A Volta de Torah para a Arca: Quando tirarem o Torah e quando é retornada a congregação canta e faz uma processão. Alguém é chamado e honrado com a tarefa de por a Torah na Arca.
  6. O Sermão: é pregado depois que o Torah é colocado na Arca. O sermão é chamado "Derashah" e deve ser uma interpretação da Lei, aplicada aos problemas de hoje.
  7. Musica: Por quase 500 anos depois da destruição de Jerusalém em 70 D.C. houve uma ausência de música para lamentar a destruição. No século 19 as sinagogas iniciaram de novo, na Europa. No século 20 algumas sinagogas usam música mas os ortodoxos continuam sem.

Os oficiais:

    1. Rabinos

A Palavra significa "Professor ou mestre". Antigamente um homem foi designado "Rabi: pelo outro "Rabi" de fama. Hoje em dia é necessário a sua formatura num "Yoshivah" (seminário teológico judaico).para ser digno deste cargo, o homem deve mostrar sinceridade e motivos, erudição judaica e ordenação.

Deveres: O rabi não somente pode ser casado, mas deve ser. Hoje em dia, o seu trabalho é bem semelhante a de um pastor. El é responsável para os cultos, para pregações para as cerimonias de nascimento, confirmação, casamento e morte, e para ser um guia espiritual.

  1. O Cantor: (Chazen ou Hazzan) Ele é quase igual ministro de música com a exceção que deve ter uma voz treinada profissionalmente. Ele dirige o coro, lidera as orações que são entoadas. Ele prepara os candidatos para "Bar-Mitzvah" . Também tem, as vezes, algumas funções administrativas.
  2. O Leitor Perito: (Baal kore) Ele é um técnico que leia as Escrituras cuidadosamente e com as entonações próprias.
  3. O Leitor Perito de Orações: (Baal Tefillah) Ele é um leigo e não foi treinado profissionalmente. Ele guia congregações em suas orações.
  4. O Representante da Congregação em Oração: (Sheliah Zibbur) Ele responde para a congregação em suas orações.
  5. O Zelador: (Shammash) Ele é responsável para os parafernais religiosas, a distribuição dos livros de oração e os shales de oração (tallith) etc.